Topo
pesquisar

Catapora (Varicela)

Saúde na escola

A varicela, também chamada de catapora, é uma doença caracterizada pelo surgimento de erupções na pele.
A catapora atinge principalmente crianças com até 10 anos de idade
A catapora atinge principalmente crianças com até 10 anos de idade
PUBLICIDADE

Uma das doenças mais comuns em crianças menores de 10 anos de idade é a varicela, conhecida popularmente como catapora. Essa doença é bastante contagiosa e normalmente gera surtos no final do inverno e no início da primavera. Essa relação com o clima está no fato de que, no frio, as pessoas procuram ambientes fechados, o que facilita a transmissão.

A catapora é causada por um vírus, mais especificamente o varicela-zoster. Essa doença pode desencadear manifestações sérias em pessoas imunodeprimidas, crianças muito pequenas e em adultos.

Sintomas

Os sintomas da varicela são bastante característicos: o surgimento de várias bolinhas vermelhas pelo corpo que, aos poucos, tornam-se bolhas, rompem-se e dão origem a feridas. Em um mesmo indivíduo, é possível observar várias lesões em diferentes estágios de desenvolvimento. Além das erupções da pele, a catapora é acompanhada de febre, desconforto e grande coceira.

Apesar de bastante infrequentes, algumas complicações podem surgir, tais como pneumonia e problemas neurológicos. Além disso, as lesões podem sofrer contaminações bacterianas, ocasionando, assim, complicações graves. Diante disso, é importante salientar a importância de não coçar as feridas e sempre manter as mãos e unhas limpas.

Transmissão

A transmissão da varicela ocorre por meio de gotículas de saliva presentes no ar ou, ainda, pelo contato de uma pessoa saudável com o líquido encontrado no interior das vesículas. Vale frisar que a transmissão também pode ocorrer pelo contato com objetos contaminados e durante a gestação, pela placenta.

Na gravidez, a catapora pode ser extremamente prejudicial e desencadear o desenvolvimento anormal do embrião. As lesões no feto podem resultar em marcas na pele, baixo peso, catarata e até mesmo retardo mental. Quando a mãe contrai a doença próximo ao momento do parto, existe risco de morte para o bebê.

Tratamento e prevenção

O tratamento da catapora é feito por meio de terapias que aliviam os sintomas. O principal objetivo é diminuir as coceiras provocadas pelas lesões, evitando, por exemplo, que contaminações secundárias surjam em decorrência do ato de coçar. Quando ocorre a contaminação, pode ser necessário o uso de antibióticos.

Normalmente a doença desaparece no período de sete a dez dias depois do início dos sintomas e, após a recuperação, a pessoa torna-se imune à doença. Algumas vezes, no entanto, o vírus permanece de forma latente no organismo, podendo ocorrer sua reativação. Quando o vírus sai do estado de latência, ocorre o desenvolvimento de uma doença chamada Herpes-zóster, que provoca o surgimento de vesículas dolorosas e sensíveis.

A varicela pode ser prevenida por vacina, que é fabricada a partir de vírus atenuados. Esse medicamento garante uma proteção de até 97% contra a doença para menores de 13 anos de idade e está disponível para crianças saudáveis entre 12 meses e 12 anos e para adultos que nunca tiveram a doença.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Catapora (Varicela)"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/catapora-varicela.htm>. Acesso em 24 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA