Topo
pesquisar

Bromidrose e os odores pelo corpo

Saúde na escola

A bromidrose é uma condição que se caracteriza pelo mau cheiro gerado pela decomposição do suor.
Algumas vezes a bromidrose relacionam-se com a transpiração excessiva
Algumas vezes a bromidrose relacionam-se com a transpiração excessiva
PUBLICIDADE

Em praticamente todo nosso corpo são encontradas glândulas sudoríparas, que são responsáveis por produzir suor e, consequentemente, controlar a nossa temperatura. Apesar da importante função, algumas vezes essas glândulas ocasionam situações desagradáveis, como o odor nas axilas e pés.

Para entender como se desenvolve o odor no corpo, primeiramente devemos compreender que existem dois tipos diferentes de glândulas sudoríparas: as écrinas e as apócrinas. As primeiras possuem como função principal a termorregulação, com a eliminação de suor rico em água e sais. Já as apócrinas são aquelas que produzem secreção que contém, além da água e sais, restos das células e produtos do metabolismo.

Em virtude da presença de restos celulares e produtos do metabolismo, diversas bactérias e fungos desenvolvem-se nessas regiões para realizar a decomposição do suor, produzindo um odor desagradável. O suor com odor forte e ruim caracteriza um problema, que acontece principalmente nas axilas e pés, denominado de bromidrose, chamado popularmente de cecê (axilas) e chulé (pés).

A bromidrose normalmente está relacionada com quadros de transpiração excessiva, diabetes, alcoolismo, uso de hormônios e alguns antibióticos. Também pode ser influenciada pelo tipo de calçado e tecido das roupas utilizados. Isso se deve ao fato de que calçados sintéticos e roupas com tecidos com essa característica promovem a diminuição da transpiração e ajudam no desenvolvimento de fungos e bactérias.

O tratamento da bromidrose varia de pessoa para pessoa, uma vez que as suas causas diferenciam-se entre os indivíduos. Entretanto, além de tratar a base do problema, algumas medidas de higiene podem auxiliar na diminuição dos odores. Veja a seguir algumas dicas:

Após tomar banho, seque muito bem o corpo;

Utilize sempre desodorantes e antitranspirantes;

Troque de roupa diariamente;

Utilize meias apenas uma vez;

Evite o uso frequente de sapatos fechados;

Sempre que possível, opte por roupas que favoreçam a transpiração, como aquelas feitas de 100% algodão.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Bromidrose e os odores pelo corpo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/bromidrose-os-odores-pelo-corpo.htm>. Acesso em 21 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA