Topo
pesquisar

Tipos textuais

Redação

Os tipos textuais são compostos por enunciados estáveis que não sofrem com o dinamismo de nossas interações sociocomunicativas.
Os tipos textuais são as estruturas predeterminadas que recebem os diversos gêneros textuais oriundos dos atos de comunicação
Os tipos textuais são as estruturas predeterminadas que recebem os diversos gêneros textuais oriundos dos atos de comunicação
PUBLICIDADE

Os tipos textuais são enunciados que se organizam e se agrupam de acordo com a finalidade da comunicação. Do dinamismo de nossas relações sociais, e por consequência as situações comunicacionais nas quais estamos envolvidos, nascem os gêneros textuais, que se apoiam nos cinco tipos de textos existentes.

Esses cinco tipos de textos apresentam características intrínsecas e invariáveis, ou seja, não sofrem a influência do contexto de nossas atividades comunicativas. De maneira predeterminada, apresentam vocabulário, relações lógicas, tempos verbais e construções frasais que acolhem os diversos gêneros. A tipologia textual tem como objeto de estudo os seguintes textos:

Textos narrativos;

Textos dissertativos;

Textos descritivos;

Textos expositivos;

Textos injuntivos.

Nesta seção, você encontrará diversos artigos sobre tipologia textual e sobre as diferenças existentes entre tipos textuais e gêneros textuais. Estudar os tipos textuais é de extrema utilidade para quem quer interpretar e produzir textos. Além disso, identificar as especificidades de cada um dos textos pode nos preparar como leitores. Boa leitura e bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Listagem de Artigos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA