Topo
pesquisar

Diferenças entre Redação Técnica e Literária

Redação

As características linguísticas demarcam as diferenças existentes entre a redação técnica e a literária.
PUBLICIDADE

Compreender as características linguísticas é fator preponderante para compreender a diferença que há entre a redação técnica e aredação literária. Dessa forma, tomemos como exemplo duas situações rotineiras, levando em consideração o que se espera por parte do interlocutor:

Quando solicitamos uma declaração, seja ela destinada a qualquer finalidade, esperamos que nela haja clareza e objetividade, no sentido de fazer com que os objetivos prestados mediante a comunicação sejam consolidados. Agora, ao lermos um poema, por exemplo, certamente a interpretação que faremos dele pode não ser a mesma de outrem. Tal fato se dá pela presença de uma linguagem subjetiva, a qual possibilita múltiplas interpretações. Dessa forma, o interlocutor está livre para fazer a interpretação que desejar, ao contrário da modalidade primeira, cuja característica principal se manifesta pela presença de apenas uma só interpretação, dado o caráter objetivo proferido mediante a comunicação.

Tais postulados, portanto, conduzem-nos a um melhor entendimento dos pontos que demarcam os tipos em voga, razão pela qual estabeleceremos familiaridade com alguns traços, estando eles expressos no quadro abaixo:

Características da redação técnica e literária


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Diferenças entre Redação Técnica e Literária"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/redacao/diferencas-entre-redacao-tecnica-literaria.htm>. Acesso em 06 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA