Topo
pesquisar

Ata – características linguísticas

Redação

PUBLICIDADE

Antes de darmos ênfase ao assunto em questão, faz-se necessário discorrermos acerca da importância atribuída ao registro de alguns fatos ligados a acontecimentos cotidianos. É claro que estamos nos referindo à escrita, pois ela permite que algo seja verdadeiramente passível de constatação.

Tal aspecto se liga de modo veemente à condição que hoje vivemos, dadas as “mazelas” manifestadas pelas relações sociais. Dessa forma, não há como negar, tudo se torna inquestionável, se devidamente registrado.

Mediante tais pressupostos, a essência discursiva inerente ao artigo em voga é a de ressaltar as características relacionadas a uma modalidade textual que figura na linguagem escrita – a ata. Esta tem por finalidade documentar acerca de quaisquer eventos oriundos de uma determinada instituição, seja ela qual for. Sendo assim, pelo fato de apresentar tais requisitos, constitui-se de formalidades, mesmo porque se inclui na chamada “redação técnica”, obedecendo assim algumas normas para se tornar materializada.

Diante disso, vejamos um exemplo representativo:
 

Ata referente ao primeiro conselho de classe realizado pela (nome completo da instituição) 


Aos vinte e três  de março de 2010, às dezessete horas e trinta minutos, sob o comando do diretor (nome completo), da coordenadora pedagógica (nome completo) e demais professores, realizou-se o primeiro conselho de classe referente ao 1º bimestre, tendo por objetivo a análise do rendimento de todos os educandos, usando como instrumento de verificação as avaliações formais. Dentre as propostas inerentes ao evento, destacaram-se as medidas a serem tomadas no que diz respeito às possíveis falhas obtidas mediante o processo avaliativo, com vistas a contorná-las. Constatados e discutidos todos os propósitos, a reunião se encerrou, na qual eu (nome da secretária escolar) lavrei a ata, lida e assinada por todos os presentes.

 

Belo Horizonte, 23 de março de 2010.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria Do Nascimento. "Ata – características linguísticas "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/redacao/ata.htm>. Acesso em 05 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA