Topo
pesquisar

Xenônio

Química

PUBLICIDADE

O elemento químico Xenônio de símbolo Xe e de número atômico 54 (54 prótons e 54 elétrons) possui massa atômica igual a 131,3 u e consiste num gás à temperatura ambiente. Pertencente à família dos gases nobres da classificação periódica dos elementos (18 ou 8A), o Xenônio se apresenta como gás inodoro, de peso elevado e incolor.

Aplicações do Xenônio

O gás nobre Xenônio possui as mais diversas utilizações que vão desde a medicina até a propulsão de foguetes. Mas as aplicações são limitadas devido ao seu elevado custo e reduzida abundância, confira:

- Xenônio pode ser usado como anestésico em anestesia geral.

- Submetido a acelerador de partículas, o elemento dá origem a íons de Xenônio usados na projeção de foguetes espaciais.

- A utilização mais conhecida do gás Xenônio é no que diz respeito a dispositivos emissores de luz, tais como tubos eletrônicos e em lâmpadas ultravioletas (aquelas de bronzeamento artificial).

- Uma aplicação mais recente de Xenônio é na obtenção dos displays de plasma para os modernos televisores.

- Em locais que se deseja uma visão noturna satisfatória é aconselhável o uso de lâmpadas de alta energia à base da luz ultravioleta, esta é obtida a partir do gás Xenônio presente também em lâmpadas especiais para aviação e projeções cinematográficas (lâmpadas de cinema).

-Lâmpadas especiais para flashes fotográficos e até mesmo para destruição de bactérias (lâmpadas bactericidas) contam com a presença deste gás nobre em sua composição.

- Uma novidade na aplicação de Xenônio está nos faróis de veículos que possuem a vantagem de iluminar três vezes mais e ainda consomem 40% menos de bateria do que os comuns.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Xenônio"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/xenonio.htm>. Acesso em 24 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA