Topo
pesquisar

Vidrarias de laboratório

Química

PUBLICIDADE

Não é à toa que os instrumentos de laboratório recebem esta denominação, o material usado para fabricá-los é o vidro temperado. Conheça algumas das vidrarias usadas em laboratório, e saiba onde são feitas as pesquisas científicas.


Tubos de ensaio: um dos utensílios mais úteis em laboratório, usado para fazer reações em pequena escala.


 
 

Béquer: instrumento de uso geral em laboratório, é empregado para administrar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.




Erlenmeyer: executa as mesmas funções do béquer, só que com uma diferença, seu formato afunilado permite agitação manual sem que haja risco de perda do material agitado. Esta função é essencial em titulações.




Proveta: equipamento para medir e transferir volumes variáveis de líquidos (de 25 até 1000 mL).




 

Bureta: instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. A bureta é ideal para análises Volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.


 

Pipeta: utensílio para medir e transferir líquidos, o líquido entra por um orifício na extremidade inferior através da sucção.


 

Funil de separação: Utilizado na separação de misturas heterogêneas de líquidos não miscíveis e na extração líquido/líquido.


 

Balão de fundo redondo: Utilizado em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo.




 

Balão de fundo chato: Recipiente para conter líquidos ou soluções, é usado em reações com desprendimento de gases.




 

Balão Volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com quantidades mais precisas.



 

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Vidrarias de laboratório"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/vidrarias-laboratorio.htm>. Acesso em 28 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA