Topo
pesquisar

Tipos de vaporização

Química

Existem três tipos de vaporização, que são a evaporação (lenta e gradual, apenas na superfície), a ebulição (mais rápida, com formação de bolhas, agitação em toda a extensão e aumento de temperatura) e a calefação (mudança mais rápida e brusca, que ocorre quando a matéria entra em contato com um obj
PUBLICIDADE

A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação.

Vejamos a diferença de cada uma delas, lembrando que em todos os casos há a passagem do líquido para o gasoso:

Evaporação: é a mudança de fase do estado líquido para o gasoso de modo gradual, lento. Ela ocorre apenas na superfície do líquido e não é perceptível visualmente, pois não há o surgimento de bolhas nem agitação em seu interior.

Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc.

A passagem do estado líquido para o gasoso da água do rio e das roupas que secam no varal são exemplos de evaporação.

Ebulição: nesse caso, a passagem do estado líquido para o gasoso é causada por um aumento na temperatura, por isso é mais rápida que a anterior. Há a formação de bolhas, sendo bastante perceptível a olho nu, pois ela ocorre com agitação e em toda a extensão da matéria.

Exemplo: Água fervendo.

A passagem do estado líquido para o gasoso da água que ferve é um exemplo de ebulição.

Calefação: é uma vaporização muito mais rápida que as duas anteriores. Ocorre quando um líquido entra em contato com uma superfície que está com a temperatura mais elevada que seu ponto de ebulição.

Exemplo: Gotas de água “pulando” em contato com o ferro de passar ou com uma chapa de fritar alimentos.

A passagem do estado líquido para o gasoso da água que cai na chapa quente é um exemplo de calefação


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Tipos de vaporização"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/tipos-vaporizacao.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA