Topo
pesquisar

Teoria cinética dos gases

Química

PUBLICIDADE

Por que a pressão de um gás aumenta quando ele é comprimido? A resposta a essa pergunta diz respeito ao movimento das moléculas do gás em um frasco fechado, veja:


Partículas em vermelho: moléculas no estado gasoso.

Uma observação atenta à ilustração nos permite perceber que, em um espaço menor, as moléculas ficam mais concentradas. Ao comprimir um gás, esse passa a exercer certa pressão sobre as paredes do recipiente. O movimento rápido e contínuo das moléculas colidindo com as paredes é que torna o fenômeno possível.

Portanto, para aumentar a pressão de um gás não é necessário aumentar sua temperatura, basta diminuir seu volume (comprimir o gás).

Por outro lado, para um aumento da Energia cinética média (Ecin) é necessário promover uma mudança na temperatura do gás.

Ao aquecermos o gás dentro do frasco, as moléculas presentes passam a se movimentar com maior velocidade, o que ocasiona um aumento da Energia cinética média. Dizemos então que a Ecin é diretamente proporcional à temperatura, como mostra a equação:

Ecin = KT

O gás que obedece a essa equação é considerado um Gás perfeito (ou gás ideal).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Gases – conheça mais sobre esta classe de compostos. 

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Teoria cinética dos gases"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/teoria-cinetica-dos-gases.htm>. Acesso em 10 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA