Topo

Teoria atômica de Dalton

A teoria atômica de Dalton foi a primeira abordagem científica proposta para o formador da matéria, o átomo.

Ideias sobre a constituição da matéria (o átomo) surgiram na Grécia antiga, por volta de 450 a.C., a partir, principalmente, de Demócrito e Leucipo. No entanto, o átomo só recebeu de fato um caráter científico a partir da chamada teoria atômica de Dalton.

A teoria atômica de Dalton foi fundamental para o desenvolvimento do conhecimento atômico, pois serviu de base para que outros cientistas conhecessem o átomo e suas características.

Quem foi John Dalton?

John Dalton, químico por formação, nasceu no condado de Cumbria, Inglaterra, em 1766 e faleceu na cidade de Manchester, em 1844. Sua vida foi destinada desde cedo à pesquisa científica e ao magistério, tanto que lecionou ou contribuiu para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento.

Seu maior legado como cientista, no entanto, foi o desenvolvimento da primeira teoria atômica. Foi por meio de vários experimentos relacionados com a mistura de gases e do conhecimento dos trabalhos propostos por Lavoisier que surgiu a teoria atômica de Dalton em 1808.

Postulados da teoria atômica de Dalton

A teoria atômica de Dalton foi baseada em experimentos, mas nenhum desses experimentos conseguiu revelar o átomo claramente. Por isso, Dalton denominava o átomo como a menor parte da matéria.

A teoria de Dalton apresenta muito mais postulados do que comprovações. Veja alguns deles:

• Os átomos são maciços e apresentam forma esférica (semelhantes a uma bola de bilhar);

• Os átomos são indivisíveis;

• Os átomos são indestrutíveis;

• Um elemento químico é um conjunto de átomos com as mesmas propriedades (tamanho e massa);

• Os átomos de diferentes elementos químicos apresentam propriedades diferentes uns dos outros;

• O peso relativo de dois átomos pode ser utilizado para diferenciá-los;

• Uma substância química composta é formada pela mesma combinação de diferentes tipos de átomos;

• Substâncias químicas diferentes são formadas pela combinação de átomos diferentes.

Representações do modelo atômico de Dalton

Dalton nomeou o seu modelo atômico de bola de bilhar e, por isso, passou a representar os átomos dos elementos conhecidos em sua época por meio de símbolos esféricos.

Átomos representados segundo a teoria atômica de Dalton

Cada representação atômica que apresenta um detalhe específico indica um elemento químico diferente. Didaticamente os livros e exercícios de nível fundamental e médio representam os átomos apenas por esferas com cores diferentes.

Representação didática dos átomos

Contribuições da teoria atômica de Dalton

O químico francês Lavoisier afirmou, em 1785, que “na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. A teoria atômica de Dalton comprovou esse fato, já que um dos seus postulados afirma que o átomo é indestrutível.

Sendo assim, se realizarmos a combustão do carvão (C) na presença de gás oxigênio (O2), teremos uma reação química entre um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio. Essa reação formará o gás carbônico (CO2), que possui exatamente os mesmos átomos que compunham as substâncias antes da reação.

Representação da Lei de Lavoisier pela teoria atômica de Dalton

Por meio da teoria atômica de Dalton, podemos compreender uma substância simples, isto é, aquela que possui átomos de mesma característica formando uma molécula. Logo, temos átomos pertencentes a um mesmo elemento químico.

Na substância F2, por exemplo, temos dois átomos de flúor, por isso, devemos utilizar dois tipos de átomos iguais na representação segundo a teoria atômica de Dalton.

Representação de substância simples segundo a teoria atômica de Dalton

Em uma substância composta, temos átomos de características diferentes formando a molécula. Logo, temos elementos químicos diferentes formando a substância.

A substância H2O, por exemplo, apresenta três átomos: dois de hidrogênio e um de oxigênio. Veja sua representação segunda a teoria atômica de Dalton:

Representação de uma substância composta segundo a teoria atômica de Dalton

• Compreensão das misturas

A compreensão de uma mistura (união de duas ou mais substâncias diferentes) por intermédio da teoria atômica de Dalton é simples: basta colocarmos duas moléculas diferentes em um mesmo recipiente.

Representação de uma mistura segundo a teoria atômica de Dalton

Outras contribuições científicas de John Dalton

• Introduziu o conceito de massa atômica;

• Formulou a lei das pressões parciais dos gases (Lei de Dalton);

• Descobriu a deficiência visual denominada de daltonismo;

• Estudou o comportamento de vapores e gases em diferentes temperaturas;

• Descobriu que todos os gases expandem-se (procuram ocupar um determinado local) no espaço da mesma forma.

Por Me. Diogo Lopes Dias

DIAS, Diogo Lopes. "Teoria atômica de Dalton"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/teoria-atomica-dalton.htm>. Acesso em 10 de dezembro de 2016.