Topo
pesquisar

Sulfatos

Química

Os sulfatos são sais inorgânicos derivados do ácido sulfúrico que possuem o ânion sulfato (SO42-) ligado a um ou mais elementos metálicos, formando compostos iônicos.
Tipos diferentes de pedras de gipsita, o sulfato de cálcio di-hidratado que é a matéria-prima do gesso
Tipos diferentes de pedras de gipsita, o sulfato de cálcio di-hidratado que é a matéria-prima do gesso
PUBLICIDADE

Os sulfatos são compostos iônicos que contêm o ânion SO42-, que é chamado de ânion sulfato.

O enxofre é um elemento da família 16 ou VI-A, o que significa que ele possui 6 elétrons na sua camada de valência. Segundo a regra do octeto, ele precisaria receber mais 2 elétrons para ficar com 8 elétrons na última camada eletrônica e assim ficar estável. Mas o enxofre sofre expansão do octeto, visto que ele é um elemento situado no terceiro período da Tabela Periódica, sendo relativamente grande, o que permite que ele possa acomodar mais de oito elétrons ao seu redor.

Assim, conforme se pode visualizar abaixo, o nível de valência do enxofre expande-se para abrigar um total de 12 elétrons. Mas dois átomos de oxigênio ainda não ficam estáveis, ficando cada um com sete elétrons na camada de valência, precisando, assim, ainda receberem mais um elétron para estabilizarem-se. Por essa razão, a carga de cada um desses dois átomos é -1, resultando em uma carga total para o ânion de -2:

Fórmulas do ânion sulfato

O ânion sulfato pode ser proveniente do ácido sulfúrico (H2SO4(aq)) mostrado abaixo:

Fórmula do ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico reage com alguma base, em uma reação de neutralização, formando um sal inorgânico, que é o nosso sulfato, e também água:

Reação genérica: Ácido sulfúrico + Base Sal (sulfato) + Água

H2SO4 + 2 COH C2SO4 + 2 H2O

Veja um exemplo abaixo em que é formado o sulfato de potássio:

H2SO4 + 2 KOH K2SO4 + 2 H2O

Observe que a nomenclatura de um sulfato é feita simplesmente pela regra: sulfato de + nome do elemento ligado a ele. Além disso, as fórmulas dos sulfatos são feitas trocando-se a carga de cada íon pelo índice do elemento, sendo que o índice “1” não precisa ser escrito:

Exemplos:

Na+1 SO42- Na2SO4 sulfato de sódio

Mg+2 SO42- MgSO4 sulfato de magnésio

Ca+2 SO42- CaSO4 sulfato de cálcio

Ba+2 SO42- BaSO4 sulfato de bário

Al+3 SO42- Al2(SO4)3 sulfato de alumínio

Os sais que contêm o íon sulfato costumam ser solúveis em água, sendo que as exceções são quatro: sulfato de cálcio (CaSO4), sulfato de estrôncio (SrSO4), sulfato de bário (BaSO4) e sulfato de chumbo (PbSO4). Isso ocorre porque existe uma elevada energia de ligação entre esses cátions (Ca2+, Sr2+, Ba2+ e Pb2+) e o sulfato, visto que todos eles possuem carga +2 e o ânion sulfato possui carga -2. Assim, o rompimento dessa ligação torna-se mais difícil.

Os sulfatos são encontrados na forma de retículos cristalinos, em razão da atração que as cargas opostas exercem umas sobre as outras, como mostrado abaixo no caso do sulfato de cobre (CuSO4):

Sulfato de cobre (sal azul) e seu retículo cristalino

Os sulfatos encontram-se na natureza principalmente na forma de minerais. Veja alguns exemplos:

Barita sulfato de bário;

Gipsita sulfato de cálcio;

Celestita sulfato de estrôncio;

Anglesita sulfato de chumbo;

Glauberita sulfato duplo de cálcio e sódio: CaNa2(SO4)2;

Alúmen potássico (calinita) sulfato de duplo de potássio e alumínio hidratado: KAl(SO4)2.11H2O

Entre os principais sulfatos existentes no cotidiano, temos o sulfato de cálcio, que na forma anidra (sem água) é usado na fabricação de giz escolar. Quando ele está na forma di-hidratada, (CaSO4 . 2H2O), ele é conhecido como gipsita e é mais abundante. Ao sofrer aquecimento, forma o sulfato de cálcio hemi-hidratado (CaSO4 . ½ H2O), que é o gesso, usado em ortopedia, moldes de odontologia, na construção civil e em tintas.

O sulfato de cálcio é usado para produzir o giz escolar e o gesso

Outro sal importante é o sulfato de magnésio (MgSO4), conhecido como sal amargo ou sal de Epsom, que possui ação laxativa e é usado para massagens e banhos relaxantes.

O sulfato de magnésio é usado como sal em massagens


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Sulfatos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/sulfatos.htm>. Acesso em 13 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA