Topo
pesquisar

Substâncias compostas

Química

As substâncias compostas são formadas por mais de um tipo de átomo, o que é razão da existência de uma variedade de compostos, apesar do número reduzido de elementos.
O aço é uma substância composta
O aço é uma substância composta
PUBLICIDADE

Conhecemos nos dias atuais milhares de substâncias diferentes, que são compostas por elementos químicos. A enorme variedade de substâncias decorre da existência de mais de 100 elementos químicos. De onde surgiu essa quantidade de substâncias?

Essa explicação está no fato de que as substâncias são formadas por mais de um tipo de átomo e, por essa razão, podemos chamá-las de substâncias compostas ou simplesmente composto. Um número relativamente pequeno de elementos pode originar inúmeros compostos diferentes. As substâncias açúcar e álcool, por exemplo, são formadas pela união de diferentes átomos: hidrogênio, oxigênio e carbono.

Outros exemplos de substâncias compostas são a água (H2O), o ácido clorídrico (HCl), o metano (CH4), a amônia (NH3), o cloreto de sódio (NaCl), entre outras.

Salmoura é um exemplo de material composto resultante da mistura de duas substâncias compostas, água e cloreto de sódio. O aço é um material que mistura várias substâncias simples como ferro, carbono e outros metais, sendo assim, também é considerado um composto. Dizemos que uma substância é simples quando é formada por apenas um elemento, e os átomos podem estar unidos por moléculas ou isolados. Exemplo: a molécula de Ozônio (O3) é formada por três átomos do elemento Oxigênio.

As substâncias compostas podem ser transformadas em substâncias mais simples. Isso ocorre quando são submetidas à ação do calor, da eletricidade e de outros agentes, como certas enzimas (substâncias orgânicas encontradas em todos os seres vivos que têm como função acelerar as reações químicas).

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Substâncias compostas"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/substancias-compostas.htm>. Acesso em 19 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA