Topo
pesquisar

Separação de misturas homogêneas

Química

PUBLICIDADE

As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas, é preciso métodos especiais de separação, como a destilação simples e a fracionada, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido.

Destilação Simples: É um processo utilizado para separarmos um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador. O condensador possui um balão de destilação onde a mistura é aquecida, os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde são resfriados e transformados em líquido novamente através do processo de liquefação. A parte sólida da mistura não se evapora, pois não é volátil, sendo assim permanece no balão de destilação.

Destilação Fracionada: O processo de destilação fracionada compreende o aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição não muito próximos. Assim, a solução é aquecida e separa-se, inicialmente, o líquido com menor ponto de ebulição. Em seguida, a solução é aquecida até separar o líquido com o ponto de ebulição acima do primeiro líquido separado, e assim, sucessivamente, até a separação do líquido com maior ponto de ebulição.

Exemplos:

- A destilação fracionada é usada, por exemplo, em indústrias petroquímicas para separar os diversos derivados do petróleo, onde cada componente é destilado a uma temperatura diferente.
- Outro exemplo desse processo é presenciado nos alambiques, onde se retira o álcool do mosto (garapa) da cana. Esse mosto é o suco da cana que passa por um processo de decomposição por microorganismos chamados de fermentação.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Separação de misturas homogêneas "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/separacao-misturas-homogeneas.htm>. Acesso em 29 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA