Topo
pesquisar

Reações de Adição

Química

As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
PUBLICIDADE

As reações de adição são aquelas em que se adiciona um reagente a uma molécula orgânica.

Elas acontecem principalmente em compostos insaturados, especialmente alcenos, e ocorrem conforme mostrado genericamente abaixo, em que a dupla ou tripla ligação é rompida. Na realidade, a ligação pi (π), que é mais fraca que a ligação sigma (σ) da dupla, é rompida, permitindo a adição de átomos ou grupos de átomos aos carbonos que participavam da insaturação. 

Reação de adição em alceno genérica.

As reações de adição mais comuns são:

1. Adição de Hidrogênio (Hidrogenação ou reação de Sabatier-Senderens): Reação com gás hidrogênio (H2), catalisada por metal. Se a reação for de um alceno, produz um alcano:

Reação de adição do hidrogênio ao propeno.

2. Adição de Halogênios (Halogenação): Os halogênios são os elementos da família 17A da Tabela Periódica. Porém, desses, os mais utilizados são: Cl2 e Br2. Nesse caso, há a formação de um dialeto de alquila:

Reação de adição de halogênios ao propeno.

3. Adição de Halogenidretos (Hidro-Halogenação): Um halogenidreto (HX) é um composto em que um halogênio está ligado ao hidrogênio, por exemplo, o cloreto de hidrogênio da reação abaixo, com formação de um haleto de alquila:

Reação de adição de halogenidreto ao propeno.

É importante lembrar que esta e a próxima reação seguem a regioquímica de Markovnikov, em que o Hidrogênio entra no carbono mais hidrogenado.*

4. Adição de água: Essa reação de hidratação ocorre em meio ácido como catalisador e há a formação de um álcool. Com exceção do eteno, os outros alcenos somente originam álcoois secundários nessa reação:

Reação de adição de água ao eteno e ao propeno.


* Para uma explicação mais detalhada sobre a Regioquímica de Markovnikov, leia o texto “Regra de Markovnikov” .


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Reações de Adição"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-adicao.htm>. Acesso em 29 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA