Topo
pesquisar

Raios Gama

Química

PUBLICIDADE

Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. As explosões cósmicas de raios gama são os fenômenos que emitem a maior quantidade de energia por unidade de tempo no universo.

Os raios gama, devido à alta energia que possuem, são capazes de penetrar profundamente na matéria, e em consequência dessa propriedade o processo de irradiação de diferentes produtos com raios gama cresce significativamente no mundo.

Processos que utilizam raios gama:

- Esterilização de equipamentos médicos: Devido à sua elevada energia, a radiação gama pode causar danos no núcleo das células, por isso é usada para esterilizar.

- Descontaminação de produtos alimentícios: a irradiação com raios gama permite através da eliminação de microrganismos patogênicos, tais como a Salmonella Typhimurium, descontaminar alimentos. Além disso, eleva a vida útil do produto, aumentando assim o seu tempo na prateleira.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Raios Alfa, Beta e Gama

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Raios Gama "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/raios-gama.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA