Topo
pesquisar

Química quântica

Química

PUBLICIDADE

A Química quântica estuda conceitos relacionados aos elétrons presentes na eletrosfera de um átomo. Essa ciência tem como base os princípios da mecânica quântica, foram eles que inspiraram o pesquisador Werner Heisenberg (1901-1976) a propor um modelo quântico para o átomo.

Antes de introduzir o conceito de Heisenberg, observe a eletrosfera de um átomo:

Com base na imagem acima podemos afirmar que:

- A eletrosfera, onde estão localizados os átomos, circula todo o núcleo atômico (composto por prótons e nêutrons);

- Os elétrons estão em movimento constante demonstrado pelas órbitas (anéis azuis).

Daria para saber onde exatamente um elétron se posiciona na eletrosfera? É claro que não, uma vez que estão sempre em movimento de rotação ao redor do núcleo.

Foi baseado neste questionamento que Heisenberg criou o "Princípio da Incerteza" onde, como o próprio nome sugere, não se pode afirmar que exista uma órbita definida para o elétron. No mesmo parâmetro introduziu o conceito de Orbitais: local onde existe a maior probabilidade de se encontrar um elétron.

Orbitais são considerados como nuvens onde se localizam os elétrons. Como a eletrosfera se localiza ao redor do núcleo, imagine os orbitais como sendo nuvens eletrônicas que circulam a parte central do átomo. Para um melhor entendimento, considere a ilustração:

No desenho acima, os orbitais são representados pelas formas ovais roxas e azuis. Repare que o núcleo do átomo é caracterizado pela presença das esferas amarela e rosa (prótons e nêutrons).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Números Quânticos

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Química quântica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-quantica.htm>. Acesso em 05 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA