Topo
pesquisar

Química da beleza

Química

PUBLICIDADE

A tecnologia dos cosméticos está cada vez mais evoluída, e não era pra menos, ela investe no público mais consumidor que existe: as mulheres. Elas se perfumam, cuidam dos cabelos, se maquilam, ficam belas e ganham o mundo!

Está na hora de conhecer um pouco mais sobre os milagrosos produtos de beleza, acompanhe a composição de alguns dos itens indispensáveis na bolsa feminina:

Blush (pó facial): estão entre os ingredientes, talcos e componentes minerais. O pó facial, ou pó compacto, contém carbonato de cálcio (CaCO3) e óxido de zinco (ZnO).

Batons: possuem na composição álcool cetílico (C16H33OH), óleo de gergelin, cera de abelha, etc. O batom ultrafixante é composto por altas concentrações de cera, baixas de óleo e altas de pigmento. O batom de textura cremosa é composto por baixo conteúdo de cera e altas concentrações de óleo.

Perfumes: os ingredientes Geraniol (aroma de rosa) e Jasmona (aroma de jasmim) dão aos perfumes o aroma específico.

Antitranspirante: o ingrediente Cloreto de alumínio hidratado (AlCl3.6 H2O) é fundamental, além de conter álcool e perfume.

Hidratantes corporais: são compostos por óleo de amêndoas, vaselina, lecitina, lanolina, etc.

Xampus: contém alginato de sódio (NaC6H7O6), que age como espessador para facilitar o espalhamento pelos fios.

Condicionadores: contém na composição alcoóis, álcool comum e álcool oleico, esse último age como emoliente, o responsável por condicionar os fios.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Síntese da amônia


  Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Química da beleza"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-beleza.htm>. Acesso em 26 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA