Topo
pesquisar

Propriedades periódicas e aperiódicas

Química

PUBLICIDADE

A tabela periódica existe para organizar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes. Os metais, semimetais, não-metais e gases nobres formam grupos subdivididos para facilitar a localização.

Mas a Tabela Periódica não é útil apenas para saber sobre a massa atômica, número atômico e distribuição eletrônica dos átomos, podemos usá-la para observar as propriedades periódicas e aperiódicas que são usadas para relacionar as características dos elementos com suas estruturas atômicas.

Vejamos cada uma em particular:

Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem e decrescem em cada período da Tabela Periódica.

Entre as propriedades periódicas temos: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fusão e ebulição e volume atômico.

Demonstração: a propriedade periódica eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita da Tabela, uma vez que quanto menor um átomo maior será sua eletronegatividade.

Propriedades aperiódicas: os valores desta propriedade variam à medida que o número atômico aumenta, mas não obedecem à posição na Tabela, ou seja, não se repetem em períodos regulares.

Exemplos de propriedades aperiódicas: calor específico, índice de refração, dureza e massa atômica. É válido ressaltar que a massa atômica sempre aumenta de acordo com o número atômico do elemento, e não diz respeito à posição deste elemento na Tabela.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais:
Propriedades Periódicas

Tabela Periódica - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Propriedades periódicas e aperiódicas"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-periodicas-aperiodicas.htm>. Acesso em 24 de julho de 2016.

O volume atômico corresponde ao volume ocupado por um conjunto com 6,02. 1023 átomos iguais
Química Volume Atômico
Os prótons do núcleo atraem os elétrons da eletrosfera de um átomo
Química Raio iônico
O alumínio é muito utilizado na produção de latas de sucos e refrigerantes
Química Alumínio
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA