Topo
pesquisar

Propriedades Gerais e Específicas

Química

As propriedades físicas são classificadas em gerais (que toda matéria possui) e específicas (exclusivas e particulares para cada substância pura).
PUBLICIDADE

As propriedades físicas dos materiais são aquelas que são observadas ou medidas sem haver alteração na composição do material e podem ser gerais ou específicas. Veja cada caso:

  • Propriedades físicas gerais:

São aquelas que não são exclusivas de um material, que são gerais de toda matéria. A massa e o volume são propriedades gerais, pois não servem para identificar uma substância, uma vez que toda matéria tem massa e volume.

Para entender, pense no caso de precisarmos identificar certo líquido incolor. Não bastaria medir o seu volume, pois 1 litro, por exemplo, pode representar o volume de diversos materiais, poderia ser 1 litro de água, 1 litro de álcool ou 1 litro de vários líquidos letais que possuem a mesma aparência da água.

A massa e o volume são propriedades gerais

Fazendo uma analogia, um documento de identificação, como a cédula de identidade, não usa características tais como altura e massa corpórea para identificar uma pessoa, pois vários indivíduos podem ter a mesma altura de 1,70 e massa de 65 kg, sendo que essas características são consideradas propriedades físicas gerais.

  • Propriedades físicas específicas:

É um conjunto de propriedades exclusivas e particulares de cada material puro, podendo ser usadas para identificá-los. Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.

Por exemplo, a água é a única substância que possui densidade igual a 1,0 g/cm3, congela em 0ºC, ferve em 100 ºC, em condições normais de temperatura e pressão.

Veja na tabela a seguir essas propriedades específicas para várias substâncias puras:

Propriedades específicas de algumas substâncias

Voltando à analogia da cédula de identidade, uma das propriedades específicas usadas para identificar uma pessoa é a digital, pois cada pessoa possui uma, é uma propriedade exclusiva, particular.

A digital é como as propriedades específicas, são exclusivas


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Propriedades Gerais e Específicas"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-gerais-especificas.htm>. Acesso em 10 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA