Topo
pesquisar

Propriedades dos óxidos

Química

PUBLICIDADE

Os óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, ou seja, formados pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).

Conheça algumas propriedades dos ácidos:

- Na indústria, os peróxidos são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos e poupa de celulose, etc. Para essas utilizações sua concentração é superior a 30% de peróxido de hidrogênio.

- Nas construções civis é usado na preparação de argamassas: a cal viva (CaO) é misturada à água e então ocorre uma liberação de grande quantidade de calor. Veja a reação:

CaO + H2O → Ca(OH)2 + calor

- O dióxido de carbono sólido (CO2) é conhecido como gelo seco e é muito usado como efeito especial ou recurso cênico em filmes de terror e shows de rock.

- A solução aquosa com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, é usada como anti-séptico e algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pêlos e cabelos.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Propriedades dos óxidos "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-dos-oxidos.htm>. Acesso em 24 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA