Topo
pesquisar

Propriedades dos compostos orgânicos

Química

PUBLICIDADE

Os compostos orgânicos se diferenciam dos demais através de certas propriedades, como: Solubilidade, Temperatura de fusão e ebulição e Combustibilidade. Vejamos do que se trata cada uma delas.

Solubilidade

Sabe-se que, para uma substância ser solúvel em outra, ambas precisam apresentar a mesma polaridade. É assim que dita a regra: semelhante dissolve semelhante. A maioria dos compostos orgânicos é apolar e se o solvente em questão for a água (polar), já se pode imaginar o resultado: compostos orgânicos não se misturam com água.

Um clássico exemplo do apresentado é a mistura de água e óleo, já reparou que por mais que você misture estes dois ingredientes eles nunca apresentam uma única fase. A água presente sempre fica na parte inferior e o óleo se mantém na parte superior.

Temperatura de fusão e ebulição

Pelo fato de podermos encontrar compostos orgânicos em três estados físicos na natureza já é uma prova que possuem temperatura de fusão menor do que compostos inorgânicos. Já reparou como substâncias inorgânicas como os minerais, por exemplo, só existem à temperatura ambiente no estado sólido? Mas por que isso acontece?

As interações intermoleculares presentes em compostos orgânicos são fracas, sendo assim as moléculas se afastam e podem existir no estado líquido ou gasoso. Já em compostos inorgânicos, as interações entre as moléculas são muito fortes (moléculas bem próximas), o estado sólido, portanto, é a forma que adquirem.

Combustibilidade

Quanto à capacidade de sofrer combustão, pode-se dizer que os compostos orgânicos são responsáveis por grande parte da energia que consumimos. Por exemplo, o que mantêm nossos fogões acesos é o gás butano (composto orgânico).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Polaridade dos Compostos Orgânicos

Química Orgânica - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Propriedades dos compostos orgânicos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-dos-compostos-organicos.htm>. Acesso em 23 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA