Topo
pesquisar

Produção de ferro gusa

Química

PUBLICIDADE

O ferro-gusa é a matéria-prima do aço, sua produção depende do desmatamento e apenas uma pequena parte da madeira utilizada provém de áreas de reflorestamento, o restante é mata primária. O desmatamento não-autorizado fornece 57,5% da madeira que alimenta os fornos das carvoarias.

Em geral as carvoarias são feitas em meio à mata, constituem uma fileira de fornos semelhantes a iglus, onde pilhas de madeira esperam a vez de ir para o forno. O ideal seria que o carvão fosse obtido em grandes áreas reflorestadas, onde quem desmata passe a trabalhar com o plantio de florestas. A obtenção de carvão de mata nativa é bem mais lucrativa, daí o porquê do reflorestamento não ser uma prática fluente neste ramo.

O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação do alto-forno da siderúrgica e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Produção de ferro gusa"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/producao-ferro-gusa.htm>. Acesso em 03 de maio de 2016.

Pilha de tubos de aço
Química Aço
Símbolo e posição do elemento ferro na Tabela Periódica
Química Ferro
Cristais de pirita – o “ouro dos tolos”
Química Ouro dos tolos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA