Topo
pesquisar

Produção de energia nas usinas nucleares

Química

Como a usina nuclear produz energia?
Como a usina nuclear produz energia?
PUBLICIDADE

A energia nuclear é considerada a energia do futuro, sua produção parte do princípio da fissão do núcleo atômico. Acompanhe o processo usado para obtê-la:

No núcleo de um reator é onde tudo acontece: as barras de combustível adicionadas a ele contêm isótopo fissionável. A água, ou outro líquido, realiza um movimento circular ao redor do núcleo e rouba todo o calor gerado pela reação de fissão nuclear.

O líquido altamente aquecido, obtido no processo “1”, escoa para um gerador de vapor, onde o vapor produzido é então encaminhado para uma turbina ligada a um gerador de energia. O vapor realiza o movimento na turbina, gerando eletricidade.

O vapor produzido no processo “2” é condensado e reciclado por meio do gerador, e assim, a produção de energia nuclear na forma de um sistema fechado se torna constante, ou seja, uma fonte de energia renovável.

Na França, 80% da energia consumida no país é de origem nuclear. As usinas nucleares são menos poluentes pelo fato de não queimarem combustíveis fósseis no processo de obtenção. Portanto, não emitem dióxido de carbono, dióxido de enxofre e outros poluidores atmosféricos.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Produção de energia nas usinas nucleares"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/producao-energia-nas-usinas-nucleares.htm>. Acesso em 13 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA