Topo
pesquisar

Princípios da Química verde

Química

PUBLICIDADE

Os químicos cumprem o papel de estabelecer normas e princípios para a criação de processos mais limpos a serem seguidos durante a fabricação de produtos. A partir dessa necessidade que se instituiu a chamada “Química Verde”, cuja definição é:

Química Verde: projeto de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de substâncias nocivas.

Veja a seguir algumas das iniciativas a serem seguidas por Indústrias que queiram se adaptar a essa nova ideia:

• Solventes mais seguros: um bom reagente é aquele que realiza a função desejada e ao mesmo tempo não é tóxico. Infelizmente as reações geram, além do produto principal, subprodutos indesejados (resíduos poluentes).

• Escolha da matéria-prima: A seleção das substâncias a serem utilizadas no processo é um passo muito importante, a síntese de produtos menos tóxicos gera resíduos menos agressivos ao meio ambiente.

• Uso de fontes renováveis: optando por esse princípio, a Indústria estará contribuindo para a diminuição do volume de resíduos (limpeza) e ainda para a economia. É o que se conhece por reciclagem, onde a matéria-prima é reutilizada após seu uso. Reciclar o vidro, por exemplo, traz economia de energia. A fabricação do vidro a partir da sílica gera muitos gastos, o processo fica mais econômico se forem utilizadas as embalagens descartadas no lixo (copos, garrafas, pratos, etc.).

• Uso de catalisadores: na presença de um catalisador, a reação química ganha velocidade, gerando menos resíduos.

• Análise em tempo real: através de métodos analíticos em laboratório, os resíduos tóxicos são detectados assim que eles aparecem em meio ao processo. É um monitoramento de controle do processo para evitar a formação de substâncias nocivas.

• Prevenção de acidentes químicos: eles podem ser evitados através da escolha criteriosa da Metodologia, que deve diminuir a probabilidade de vazamentos, explosões e incêndios.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
DDT – inseticida tóxico 

Química Ambiental - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Princípios da Química verde"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/principios-quimica-verde.htm>. Acesso em 31 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA