Topo
pesquisar

Princípio de Arquimedes

Química

PUBLICIDADE

Existem histórias muito bizarras no mundo científico, uma delas é a que deu origem às medidas de densidade de sólidos irregulares.

Arquimedes, um matemático grego do século III a.C., recebeu uma difícil missão: descobrir uma forma de testar a veracidade do ouro usado para fazer a coroa de seu rei. Que responsabilidade hein!

Arquimedes sabia a densidade e o peso do ouro, ele precisava descobrir a densidade da coroa para compará-la à do ouro puro.

Imagino que o pobre homem passou dias fatigado, até que em um de seus momentos de descanso, na hora do banho, se deparou com o que poderia ser a solução para o mistério. Ao colocar o pé na banheira cheia, observou que o volume de água que derramava, correspondia ao volume de seu corpo que estava submerso. Neste instante, fez algo inesperado: saiu correndo nu pelas ruas, gritando: Eureka, Eureka! Esta loucura foi resultado da entusiasta descoberta de Arquimedes: o método para determinar o volume de um sólido irregular.

Sabendo o volume ficaria fácil, bastava usar a fórmula: d = m 
                                                                   V


Foi assim que Arquimedes agradou a realeza e se consagrou no mundo científico.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Veja mais!
O laboratório e a análise química

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Princípio de Arquimedes"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/principio-arquimedes.htm>. Acesso em 26 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA