Topo
pesquisar

Pressão de vapor em soluções

Química

PUBLICIDADE

Pressão de vapor de um líquido é a pressão máxima exercida pelos seus vapores, quando se atinge o equilíbrio dinâmico entre a fase líquida e a gasosa.

Vamos supor que você tenha uma substância não volátil dissolvida em um solvente volátil, por exemplo, água e sal. Esse líquido vai se comportar como se estivesse em seu estado puro? Neste caso a água pura teria tensão máxima de vaporização maior, sabe por quê? Um líquido estando puro se evapora mais facilmente.

Suponhamos que a quantidade de sal dissolvida na solução acima seja de 10 %, sabemos que o sal não é volátil e por isso a tensão exercida é exclusivamente da água, mais necessariamente vapor d’água. Os 10% de sal presentes na solução impedem que a vaporização do líquido seja rápida, é então determinado que esta tensão máxima de vapor seja 10 % menor que da água pura.

A propriedade que estuda esse abaixamento da pressão máxima de vapor provocada pela adição de um soluto é denominada de Tonoscopia.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Pressão atmosférica - Pressão exercida pelo ar
Solução - aspectos qualitativos

Soluções - Físico-Química 
Química -
Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Pressão de vapor em soluções"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/pressao-vapor-solucoes.htm>. Acesso em 24 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA