Topo
pesquisar

Poluição X Chuva na China

Química

Chinesas usam máscaras para se protegerem de poluentes
Chinesas usam máscaras para se protegerem de poluentes
PUBLICIDADE

Os Jogos Olímpicos de Pequim têm causado grandes polêmicas pelo fato de que a capital escolhida para sediar os jogos é uma das mais poluídas do mundo. Para amenizar a situação o governo chinês procura promover as chamadas “chuvas artificiais”. Na véspera de abertura dos Jogos, por exemplo, estas chuvas vão se encarregar de limpar a atmosfera e garantir céu claro na capital chinesa que no verão costuma ser coberta por um nevoeiro que poderia prejudicar o evento esportivo e diminuir o rendimento dos atletas.

Mas como são produzidas “chuvas artificiais”?

A China provoca com freqüência chuvas artificiais para aliviar secas, ajudar na extinção de incêndios, ou simplesmente eliminar as nuvens, inclusive as autoridades afirmam que já podem gerar o fenômeno em um terço de seu território. A China conta hoje com 7 mil canhões e 5 mil lança-foguetes para disparar o iodeto de prata que é um catalisador usado para acelerar a reação, ele atrai as gotículas de água presentes nas nuvens formando cristais de gelo, as nuvens ficam mais pesadas e caem na forma de chuva.

Segundo o próprio governo chinês, o país é o que manipula com mais freqüência o clima no planeta, mas essa prática não chega a prejudicar o meio ambiente. O iodeto de prata usado é uma toxina e pode ser prejudicial à saúde, mas como as quantidades usadas são pequenas demais, não representam uma ameaça.

A China só perde para os Estados Unidos na emissão de gases causadores do efeito estufa, a cidade chinesa Limfen é responsável pela emissão de enxofre e arsênico pelas termoelétricas, que envenenam o ar com sua alta toxicidade. Infelizmente as providências tomadas pela China até o presente momento, só amenizaram a situação, são iniciativas à curto prazo e se o país não quiser continuar liderando o ranking dos países mais poluídos do mundo, terá que pensar em tecnologias mais efetivas.

Para a organização ambientalista Greenpeace, a idéia das autoridades de causar chuva artificial durante as três semanas antecedentes dos Jogos Olímpicos 2008 só comprova a péssima situação da atmosfera da cidade, para amenizar a situação as autoridades chinesas pretendem parar construções, proibir o tráfego de parte dos carros e fechar fábricas na véspera da Olimpíada.

Só não vale chover no dia da grande festa, e para isso os chineses também se preveniram com o esquema High Tech, que vai manipular as chuvas indesejáveis nos estádios abertos, como o Estádio Nacional da China.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais:

Vai chover durante os Jogos Olímpicos de Pequim?
Operação High Tech reúne pilotos, soldados e cientistas para evitar que a chuva atrapalhe o espetáculo em agosto.

A poluição prejudica o desempenho de atletas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Poluição X Chuva na China"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/poluicao-x-chuva-na-china.htm>. Acesso em 18 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA