Topo
pesquisar

Poluição X Chuva na China

Química

PUBLICIDADE

Os Jogos Olímpicos de Pequim têm causado grandes polêmicas pelo fato de que a capital escolhida para sediar os jogos é uma das mais poluídas do mundo. Para amenizar a situação o governo chinês procura promover as chamadas “chuvas artificiais”. Na véspera de abertura dos Jogos, por exemplo, estas chuvas vão se encarregar de limpar a atmosfera e garantir céu claro na capital chinesa que no verão costuma ser coberta por um nevoeiro que poderia prejudicar o evento esportivo e diminuir o rendimento dos atletas.

Mas como são produzidas “chuvas artificiais”?

A China provoca com freqüência chuvas artificiais para aliviar secas, ajudar na extinção de incêndios, ou simplesmente eliminar as nuvens, inclusive as autoridades afirmam que já podem gerar o fenômeno em um terço de seu território. A China conta hoje com 7 mil canhões e 5 mil lança-foguetes para disparar o iodeto de prata que é um catalisador usado para acelerar a reação, ele atrai as gotículas de água presentes nas nuvens formando cristais de gelo, as nuvens ficam mais pesadas e caem na forma de chuva.

Segundo o próprio governo chinês, o país é o que manipula com mais freqüência o clima no planeta, mas essa prática não chega a prejudicar o meio ambiente. O iodeto de prata usado é uma toxina e pode ser prejudicial à saúde, mas como as quantidades usadas são pequenas demais, não representam uma ameaça.

A China só perde para os Estados Unidos na emissão de gases causadores do efeito estufa, a cidade chinesa Limfen é responsável pela emissão de enxofre e arsênico pelas termoelétricas, que envenenam o ar com sua alta toxicidade. Infelizmente as providências tomadas pela China até o presente momento, só amenizaram a situação, são iniciativas à curto prazo e se o país não quiser continuar liderando o ranking dos países mais poluídos do mundo, terá que pensar em tecnologias mais efetivas.

Para a organização ambientalista Greenpeace, a idéia das autoridades de causar chuva artificial durante as três semanas antecedentes dos Jogos Olímpicos 2008 só comprova a péssima situação da atmosfera da cidade, para amenizar a situação as autoridades chinesas pretendem parar construções, proibir o tráfego de parte dos carros e fechar fábricas na véspera da Olimpíada.

Só não vale chover no dia da grande festa, e para isso os chineses também se preveniram com o esquema High Tech, que vai manipular as chuvas indesejáveis nos estádios abertos, como o Estádio Nacional da China.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais:

Vai chover durante os Jogos Olímpicos de Pequim?
Operação High Tech reúne pilotos, soldados e cientistas para evitar que a chuva atrapalhe o espetáculo em agosto.

A poluição prejudica o desempenho de atletas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Poluição X Chuva na China"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/poluicao-x-chuva-na-china.htm>. Acesso em 27 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA