Topo
pesquisar

Podemos beber água destilada?

Química

Podemos beber água destilada? Este texto mostrará as principais características desse tipo de água, bem como se é prudente ou não o seu consumo.
PUBLICIDADE

Podemos ingerir água destilada? Depende! Antes de uma resposta clara, é fundamental saber o que a ingestão dessa água pode provocar no organismo. A água destilada é isenta de qualquer substância, inclusive dos seguintes sais minerais:

Os problemas que a ingestão de água destilada pode provocar ocorrem porque necessitamos de sais minerais para a manutenção do equilíbrio eletrolítico do nosso organismo. Assim, quando ingerimos esse tipo de água, não estamos repondo os sais minerais, o que pode afetar esse equilíbrio.

É importante lembrar que todos os sais minerais podem e devem ser adquiridos por meio da alimentação, e não apenas com o consumo de água potável. Porém, é praticamente impossível medir a quantidade de sais minerais presentes em cada um dos alimentos que estamos ingerindo e, assim, saber se estamos consumindo a quantidade adequada.

Cada sal mineral desempenha uma função importante, como:

- Cálcio: crescimento e formação dos ossos, transmissão nervosa, coagulação do sangue, contração muscular, ação diurética (previne a formação de cálculos renais) e ajuda na respiração celular.

- Magnésio: retarda o envelhecimento molecular, possui efeito calmante no sistema nervoso e auxilia na transmissão de impulsos nervosos e no relaxamento muscular.

- Potássio: balanço e distribuição de água no organismo, equilíbrio ácido-base e osmótico, crescimento celular e regulação da atividade neuromuscular.

- Sódio: condução do impulso nervoso e atua no equilíbrio aquoso e ácido-base do organismo.

A água destilada não apresenta sais minerais porque passa por um processo denominado de destilação. A destilação é realizada com a utilização do seguinte conjunto de equipamentos:

  • Balão de destilação

  • Condensador

  • Chapa de aquecimento

  • Béquer

Conjunto de equipamentos necessários para realizar a destilação da água
Conjunto de equipamentos necessários para realizar a destilação da água

Ao colocarmos uma porção de água potável ou do mar, por exemplo, no balão de destilação, sob aquecimento, a água sofre vaporização. O vapor de água segue em direção ao condensador e lá sofre o fenômeno da condensação, ou seja, o vapor transforma-se em água líquida, que é recolhida, por fim, no béquer.

A água recolhida no béquer é a água destilada. Mesmo sendo uma água limpa, livre de micro-organismos, sua ingestão não é recomendada.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Podemos beber água destilada?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/podemos-beber-agua-destilada.htm>. Acesso em 25 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA