Topo
pesquisar

Platina

Química

A platina é um metal nobre, encontrada livre na natureza na forma de pepitas, e é muito utilizada na produção de catalisadores.
PUBLICIDADE

A platina é um elemento químico de símbolo Pt e de número atômico igual a 78. Esse metal recebeu esse nome porque é o diminutivo da palavra “plata”, que significa “prata” em espanhol. Foram os conquistadores espanhóis que deram esse nome para ela, pois, no século XVI, eles encontraram a platina - um metal branco que eles acharam parecido com a prata - misturada nas pepitas de ouro.

No entanto, a platina já era usada pelo homem há muito tempo, pois objetos que datam de 700 a. C. já continham ligas metálicas com esse elemento.

Osingleses Wollaston e Tennant passaram a estudar arduamente esse metal e, a partir da refinação de suas amostras, eles descobriram os outros elementos que fazem parte da família da platina na Tabela Periódica, que são: Paládio (Pd), Ródio (Rh), Irídio (Ir) e Ósmio (Os).  

A platina é um elemento químico de número atômico igual a 78

Na natureza, a platina é encontrada livre, na forma de pepitas, mas é muito escassa na crosta terrestre (5 mg/kg). Três quartos da produção mundial de platina vêm das jazidas de minérios da África do Sul e o restante da Rússia e do Canadá. O Brasil ainda não produz esse metal nobre. Ela também ocorre na natureza misturada com minérios de níquel e cobre, e é encontrada na forma combinada no mineral sperrilita (PtAs2).

Entre as propriedades principais da platina estão seu elevado ponto de fusão (1769 ºC) e sua grande resistência à corrosão. Devido a essa resistência, a platina é considerada um metal nobre e, assim como o ouro, o ródio e o irídio, ela não é atacada pelo ácido clorídrico (HCl) e nem pelo ácido nítrico (HNO3). Mas, é atacada por uma mistura desses dois ácidos, denominada de água-régia. Veja a seguir a reação da platina com a água-régia:

 

3 Pt + 4 NO-3 + 8 Cl- + 16 H+ → 3 [Pt(Cl)6]2- + 4 NO + 8 H2O

Durante muito tempo, a platina foi usada somente para falsificação de outros metais nobres. Mas, atualmente, ela é amplamente usada principalmente na produção de catalisadores, pois ela acelera algumas reações, especialmente de conversores catalíticos de escapamentos dos veículos, que têm a função de transformar gases poluentes liberados na combustão dos combustíveis em gases não tóxicos.

Conversor catalítico de platina para veículos automotores

 Outras aplicações da platina são:

  • Fabricação de peças resistentes à corrosão;
  • Eletrodos em pilhas e em processos de eletrólise que necessitam de eletrodos inertes (que não participam da reação de oxirredução);
  • Na indústria petroquímica;
  • Manufatura de joias.

A platina é muito utilizada na manufatura de joias


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Platina"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/platina.htm>. Acesso em 24 de julho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA