Topo
pesquisar

Oxigênio e Oxidação

Química

Qual o maior inimigo das frutas cítricas?
Qual o maior inimigo das frutas cítricas?
PUBLICIDADE

Todos nós, seres aeróbicos, precisamos do oxigênio para sobreviver. Portanto, esse elemento se torna indispensável na vida de animais, plantas, e até micróbios. Agora uma pergunta: o Oxigênio só nos traz benefícios? A resposta é não. Já ouviu falar da oxidação? Ela é a responsável por deixar a salada de frutas com aspecto escurecido, a manteiga rançosa e por azedar as frutas cítricas.

Quimicamente falando, tudo se deve à molécula de oxigênio (O2), que como a própria fórmula já demonstra, comporta dois átomos de O:



Os elétrons livres presentes na molécula (representados pela cor azul) dão origem aos chamados radicais livres, que são muito reativos. Os elétrons desemparelhados precisam rapidamente se unir a outros elétrons para atingir a estabilidade.

Na reação acima ocorreu um ataque do radical livre à dupla ligação da molécula carbônica. Reparem que o processo dá origem a novos radicais, esses podem quebrar ou unir-se a outras moléculas. Assim temos uma reação em cadeia e o sistema inicial fica perturbado.

Essa modificação, quando presente em óleos e gorduras, ocasiona a formação de ácidos que rancificam o produto. É por isso que no processo de fabricação da manteiga é preciso adicionar antioxidantes para evitar este tipo de reação.

As frutas cítricas (laranja, limão, acerola) contêm em sua composição o ácido cítrico, o responsável pelo sabor acre característico. Se deixarmos o suco destas frutas em contato com a atmosfera por um determinado período, nota-se que elas passam a apresentar uma acidez mais elevada, em razão da reação do ácido com o oxigênio presente no ar.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Oxigênio e Oxidação"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/oxigenio-oxidacao.htm>. Acesso em 18 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA