Topo
pesquisar

Organização da Tabela Periódica

Química

PUBLICIDADE

A tabela periódica mostra a semelhança elementar, e através dela é possível saber as propriedades de um elemento baseando-se num membro pertencente à mesma família ou grupo. Observe o Grupo 2 da tabela periódica e veja porque os membros estão localizados próximos:

N° atômico          Elemento          Configuração eletrônica
4                          Be                                       2 s2
12                         Mg                                      3 s2
20                         Ca                                      4 s2
38                         Sr                                       5 s2
56                         Ba                                      6 s2
88                         Ra                                      7 s2

Observação: esta configuração equivale ao último subnível que recebeu elétrons.

O grupo 2 A, também chamado de família dos Alcalinos Terrosos, abrange metais com distribuição eletrônica que termina no subnível s2. Apesar dos números atômicos dos elementos serem diferentes, o número de elétrons da camada de valência é o mesmo, e corresponde a 2. As configurações eletrônicas desses elementos são semelhantes e por isso são quimicamente parecidos, isto nos leva a Lei Periódica:

"As propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos".

Estrutura da tabela

Na tabela, os elementos estão arranjados horizontalmente, em seqüência numérica, de acordo com seus números atômicos, resultando o aparecimento de sete linhas horizontais (ou períodos). Cada período, com exceção do primeiro, começa com um metal e termina com um gás nobre. Os períodos diferem entre si no comprimento, sendo que alguns possuem apenas 2 elementos (período curto) e outros já contam com 32 elementos (período longo).

Os grupos correspondem às linhas verticais, que foram agrupadas baseando-se nas estruturas similares da camada externa (como no exemplo do grupo 2). Em alguns desses grupos, os elementos estão relacionados tão intimamente em suas propriedades, que são denominados de famílias, por exemplo, o grupo 1 A é a família dos Metais Alcalinos.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Organização da Tabela Periódica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/organizacao-tabela-periodica.htm>. Acesso em 30 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA