Topo
pesquisar

O pH na coloração das hortênsias

Química

A hortênsia rosa é produto de um solo básico
A hortênsia rosa é produto de um solo básico
PUBLICIDADE

As hortênsias são flores muito belas que possuem uma característica única: a coloração desta flor depende do solo que a comporta. O pH exerce importantes influências nas plantas em geral, a acidez está ligada até mesmo à produtividade do solo. Solos muito ácidos podem não produzir bem, é por isso que é de costume dos agricultores fazer queimadas das plantações para neutralizar o pH do solo, isso é possível pelo fato das cinzas produzidas serem alcalinas.

Mas no que se refere às hortênsias, o pH produz as seguintes alterações: as plantadas em solos alcalinos, com pH elevado, produzem as flores com coloração rosa, já as que se encontram em solo ácido, com pH inferior, são responsáveis pelas flores azuis.

O pH do solo varia de acordo com a região em que está localizado, as regiões ricas em calcário correspondem aos solos alcalinos (pH ≥ 7). Os solos argilosos provenientes de regiões úmidas como margem de rios e pântanos são ácidos (pH ≤ 7).

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Conceito de pH

O pH do xampu e a química do cabelo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "O pH na coloração das hortênsias"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-ph-na-coloracao-das-hortensias.htm>. Acesso em 21 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA