Topo
pesquisar

Nomenclatura Oficial dos álcoois

Química

A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.
PUBLICIDADE

Os álcoois são compostos que apresentam o grupo hidroxila (-OH) ligado a um carbono saturado em uma cadeia aberta ou fechada.*

Assim, a sua nomenclatura oficial, segundo a IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada), leva em conta a hidroxila no sufixo, isto é, na terminação. O restante do nome da cadeia segue as mesmas regras estabelecidas para os hidrocarbonetos.

Desse modo, temos a seguinte regra de nomenclatura dos álcoois:

Regras de nomenclatura dos álcoois.

Exemplos:

Exemplos de álcoois.

Observe que, quando necessário, deve-se enumerar de qual carbono a hidroxila está saindo.

No caso abaixo, temos um álcool ramificado. Assim, é necessário escolher a cadeia principal, que tem que ser aquela que contém mais carbonos e na qual esteja a hidroxila. Além disso, a numeração deve ser o mais próximo possível do grupo funcional (OH). As ramificações são as primeiras a serem citadas:

Exemplo de álcool ramificado.

Esses álcoois citados são, na verdade, monoálcoois  ou monois. Quando temos poliálcoois, ou seja com mais de uma hidroxila, é necessário colocar prefixos que indiquem a quantidade, como di, tri, etc. Observe o exemplo abaixo:

Exemplo de poliácool.

Nomenclatura Usual:

Uma nomenclatura usada comumente é:

Regra de nomenclatura usual dos álcoois.

Assim, temos:

Exemplos de nomes usuais dos álcoois.

Nomenclatura de Kolbe:

Essa nomenclatura é bem antiga e foi inventada por este cientista, Kolbe, que denominou o metanol de carboinol. Assim, é só citar o restante da molécula e adicionar a palavra carbinol:

Exemplo de nomenclatura de Kolbe

* Para mais informações sobre o que caracteriza um álcool, leia o texto “Álcoois


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Nomenclatura Oficial dos álcoois"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/nomenclatura-oficial-dos-alcoois.htm>. Acesso em 29 de abril de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA