Topo
pesquisar

Mineral Zinco

Química

O zinco é um mineral necessário para o funcionamento adequado do sistema imunológico. O organismo não produz zinco, por isso são necessárias fontes externas para seu suprimento.
PUBLICIDADE

O zinco é um componente essencial do sítio ativo de muitas enzimas e desempenha uma função essencial em centenas de processos corporais. Esse mineral é necessário até mesmo para o funcionamento adequado do sistema imunológico, o zinco pode até ajudar no tratamento de doenças mais graves como a AIDS, e ainda artrite reumatóide, lúpus, fibromialgia e, possivelmente, esclerose múltipla.

O nosso organismo não produz zinco, sendo assim é preciso fontes externas para seu suprimento, está presente em maiores quantidades na farinha de trigo integral, nozes, ovos, água potável. Outras boas fontes de zinco são carnes bovinas, peixes, aves, leite e derivados, mariscos, feijão.

A falta de zinco acarreta sintomas como atraso no crescimento celular, diarréia crônica, atraso da maturidade sexual, pouco apetite e deficiência do sistema auto-imune.

Benefícios do Zinco no organismo:

• Exerce efeitos benéficos sobre vários hormônios;

• Auxilia os sentidos do paladar e do olfato;

• Aumenta a fertilidade tanto nas mulheres quanto nos homens;

• Estimula a cicatrização de feridas e irritações cutâneas, sendo útil para acne, queimaduras, entre outras;

• O zinco ajuda na proteção contra resfriados, gripes, conjuntivite e outras infecções;

• Promove a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.


Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Mineral Zinco"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/mineral-zinco.htm>. Acesso em 03 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA