Topo
pesquisar

Metanol: combustível potente

Química

PUBLICIDADE

Metanol, também conhecido como álcool metílico, é um álcool obtido a partir da mistura de carvão e água.
De fórmula molecular CH3OH, este composto é muito usado em processos industriais, constitui matéria-prima de polímeros (plásticos) e é solvente na obtenção de produtos farmacêuticos.



A fórmula estrutural demonstra a presença da hidroxila (em vermelho) ligada a um único carbono. Propriedades físicas do metanol:

Temperatura de fusão (T.F): - 97°C
Temperatura de ebulição (T.E): 64,0°C
Solubilidade em água: totalmente solúvel.


O metanol já foi empregado temporariamente como combustível no Brasil, mas seu uso para esta finalidade foi extinto devido à sua ação corrosiva e efeitos tóxicos. O Etanol estava em falta na época, mas foi retomando o mercado gradativamente, e com isso dispensou o uso do metanol.

No Brasil, o metanol foi utilizado durante uma época em substituição temporária ao álcool, em virtude de uma grande falta deste produto no mercado, porém hoje em dia, por ser extremamente tóxico, o metanol já não é mais utilizado como combustível para carros comuns, mas nas corridas automobilísticas ele ainda é empregado e permite uma combustão mais rápida, o que implica em maior potência ao motor.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Álcool Etílico

Funções Orgânicas - Química Orgânica 

QuímicaBrasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Metanol: combustível potente"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/metanol-combustivel-potente.htm>. Acesso em 08 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA