Topo
pesquisar

Metano

Química

PUBLICIDADE

O Metano, conhecido também como biogás, se classifica como um hidrocarboneto (composto apenas por carbono e hidrogênio).

Propriedades físicas do Metano

O metano é um gás inodoro e incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade em água, e está contida em quase todos os gases naturais.

Fontes de gás metano:

• Decomposição de resíduos orgânicos;
• Extração de combustível mineral;
• Processo de digestão em animais herbívoros;

Os resíduos de animais e plantas que se depositam no fundo de rios e mares se transformam em gás metano, como também os alimentos ingeridos por ruminantes. Ao final da digestão, bois e vacas podem exalar um cheiro nada agradável, é o gás metano.

A extração de metano de depósitos geológicos possibilita o aparecimento de um combustível mineral, este pode ser usado com uma fonte de energia alternativa.

Obtenção de Metano

Este composto pode ser extraído de fontes naturais como, por exemplo, dos pântanos, ou por aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica.

Propriedades químicas do gás metano

O metano forma um radical metila (CH3), que reage com o oxigênio, daí a facilidade de entrar em combustão. Acompanhe a equação do processo:

CH4 + O2 → CO + H2 + H2O

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Polaridade dos compostos orgânicos
   

Química Orgânica - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Metano"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/metano.htm>. Acesso em 05 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA