Topo
pesquisar

Lítio

Química

O lítio é um metal escasso e disperso em certas rochas, podendo ser encontrado também em sais minerais, águas salgadas e águas minerais.
PUBLICIDADE

O Lítio é um elemento químico de símbolo Li, número atômico 3 e massa atômica 7 u, possui em sua estrutura três prótons e três elétrons. Na tabela periódica dos elementos químicos, pertence à família 1A e está entre os elementos alcalinos.

A nomenclatura do lítio vem do grego lithos = pedra, este nome é porque na época em que foi descoberto, era encontrado somente em pedras. Na sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. O Lítio se diferencia dos outros membros da Tabela Periódica porque é o metal mais leve de todos.

O Lítio não se encontra em abundância na crosta terrestre, pelo contrário, é um metal escasso e disperso em certas rochas. Pode ser encontrado também em sais naturais, águas salgadas e águas minerais. Na natureza, o Lítio se faz presente na forma de dois isótopos: Li7 (92,5%) e Li6 (7,5%).

Aplicações do Lítio

O Lítio é indicado na obtenção de ligas metálicas e no feitio de cerâmicas. Mas das utilizações do Lítio, as que merecem destaque são as relacionadas com a medicina. Nos marcapassos, por exemplo, as pilhas de lítio são usadas no aparelho, o que permite aos cardíacos um coração batendo. E não para por aí, uma nova descoberta pode valorizar ainda mais este metal alcalino, uma vez que pode ser usado para o tratamento de transtorno bipolar do tipo 1.

Descoberta do elemento

O Lítio foi descoberto em 1817, por Johan August Arfwedson (sueco), mas se encontrava em meio a outras substâncias. O metal alcalino só foi isolado pela primeira vez em 1855, pelo alemão Robert Wilhem Bunsen.

O processo usado para isolar Lítio consiste na eletrólise do cloreto de lítio, este método foi usado na primeira síntese do metal e é usado até hoje.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais:
Sódio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Lítio"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/litio.htm>. Acesso em 30 de abril de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA