Topo
pesquisar

Indicadores de pH

Química

PUBLICIDADE

Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.

Existem vários tipos de indicadores, veja abaixo a relação de alguns e como agem em meio a soluções:

Papel tornassol: Esse método é feito através do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada solução muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul.

Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso.

Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea (rosa claro a rosa escuro).

Indicadores ácido-base: podem ser naturais, um bom exemplo é o suco do repolho roxo que pode ser preparado de maneira bem simples:

Triture o repolho roxo na presença de água, em seguida escoe o líquido e pronto! Você já tem um indicador ácido-base. Esse suco, em presença de solução neutra, apresenta coloração roxa, quando o pH muda, sua coloração varia do vermelho ao amarelo-claro.

Existe um aparelho específico para medir pH chamado pHmetro, geralmente é encontrado somente em laboratórios.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

O pH do xampu e a química do cabelo

Ácidos

Físico-Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Indicadores de pH"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/indicadores-ph.htm>. Acesso em 25 de julho de 2016.

Aparelho utilizado para aferir o pH de uma solução
Química Conceito de pH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA