Topo
pesquisar

Hipoclorito de sódio

Química

PUBLICIDADE

O composto químico Hipoclorito de sódio, de fórmula NaClO, é usado como desinfetante e como agente alvejante. NaClO recebe o nome popular de água sanitária e é produzido pela reação de cloro com hidróxido de sódio, vejamos o processo:

O cloro é borbulhado em um recipiente e, ao mesmo tempo, introduz-se vagarosamente uma solução alcalina de hidróxido de sódio (soda cáustica). A reação entre os componentes dessa mistura dá origem ao hipoclorito.

O hipoclorito é um forte agente oxidante, usado em ambientes domésticos para eliminar vírus e bactérias, uma vez que estes são extremamente sensíveis à oxidação. Alvejantes se tornam eficientes para esterilizar a superfície das cozinhas, roupa suja, pias e banheiros.

Um alerta sobre o NaClO: ambientalistas reprovam seu uso porque reagem quimicamente com outras espécies presentes na água. Por exemplo, quando eliminamos NaClO pela rede de esgoto, estamos enviando-o para os rios, lá ele se mistura com outros compostos e dá origem a substâncias carcinogênicas.

Por Líria Alves
Graduada em Química
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Hipoclorito de sódio"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/hipoclorito-sodio.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA