Topo
pesquisar

Hidratos de carbono

Química

PUBLICIDADE

Os hidratos de carbono, também chamados de carboidratos ou glicídios, são moléculas constituídas por carbono, oxigênio e hidrogênio.

A proporção mantida entre os elementos hidrogênio e oxigênio é semelhante à da água (H2O), os carboidratos são representados de uma maneira geral como CnH2nOn, onde "n" representa a quantidade proporcional desses elementos (por exemplo: C6H12O6). A maior parte dos hidratos de carbono é de origem vegetal e tem como função principal a ação energética.

Os hidratos de carbono fazem parte de um grupo de macronutrientes que constituem a principal fonte de energia obtida por meio da alimentação, pois representam uma grande porcentagem das calorias presentes na maioria dos hábitos alimentares.

As principais fontes de hidratos de carbono na alimentação humana são os produtos lácteos, cereais, raízes, tubérculos, leguminosas, vegetais e frutos. Essa classe de nutrientes desempenha um papel importante na manutenção da saúde como parte integrante de uma alimentação equilibrada e saudável, e ainda na prevenção de doenças.

Pesquisas revelam que a nutrição tem um impacto significativo no humor e comportamento, incluindo o desempenho mental e físico. Alterações hormonais influenciam a escolha de alimentos e o consumo de carboidratos leva a mudanças de humor positivas, sobretudo em pessoas depressivas e propensas ao stress.

É válido lembrar que o consumo de Hidratos de Carbono de absorção rápida, ou seja, o consumo de açúcares, deve ser moderado.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Hidratos de carbono"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/hidratos-carbono.htm>. Acesso em 28 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA