Topo
pesquisar

Haletos orgânicos

Química

PUBLICIDADE

Na Química Orgânica, os compostos que apresentam átomos de Halogênio se classificam como Haletos orgânicos. O que seria um Halogênio? Átomos pertencentes ao grupo 7 A da Tabela Periódica: Cloro (Cl), Bromo (Br), Flúor (F), Iodo (I). Todos estes fazem parte da chamada família dos Halogênios.

Os Haletos orgânicos são representados por R – X onde X = Cl, Br, F, I.


2 – cloro 2 – metil – butano

Repare que o Cl está ligado a uma cadeia de hidrocarbonetos.

Exemplos de Haletos Clorados (Cl):

CFC’s

Sigla para Clorofluorcarbonetos, os populares freons. Estes Haletos são usados como propelentes em aerossóis e como líquido para refrigeração em aparelhos de ar condicionado e geladeiras.

DDT

Abreviatura de Dicloro-difenil-tricloroetano, um inseticida que ficou mundialmente conhecido por sua eficiência em controlar doenças transmitidas por insetos (febre amarela, malária, tifo).

Gás lacrimogêneo

Também conhecido como Clorobenzilideno malononitrilo, é usado por policiais para dispersar multidões em protestos, vandalismos, rebeliões, etc. Este gás produz efeito incapacitante no indivíduo: lágrimas, tosse, irritação da pele e vômitos. O gás lacrimogênio também possui o elemento Cloro como grupo substituinte.

Clorofórmio


Triclorometano

A presença dos três átomos de Cloro classifica o composto orgânico como Haleto, o mesmo ficou popularmente conhecido como Clorofórmio. Foi muito usado como anestésico em cirurgias, mas foi substituído por causar parada respiratória nos pacientes.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Haletos orgânicos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/haletos-organicos.htm>. Acesso em 04 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA