Topo
pesquisar

Geometria molecular

Química

PUBLICIDADE

A geometria das moléculas é determinada pela posição dos átomos nas ligações, acompanhe os exemplos abaixo e confira os ângulos das diferentes estruturas atômicas:

 

Essa é uma molécula presente em nosso DNA chamada de histona, ela possui uma estrutura plana, portanto dizemos que sua geometria é molecular linear. Repare que o ângulo das ligações é de 180°.

A molécula de água (H20) é um exemplo de estrutura angular, os átomos de hidrogênio se posicionam formando ângulos de 104,5°. Dizemos então que essa é uma molécula de Geometria molecular angular.



A molécula BH3 é um exemplo da Geometria molecular trigonal, essa forma é caracterizada pelo ângulo de 120° entre as ligações.

 

O metano (CH4) retrata a Geometria molecular tetraédrica, a presença dos 4 átomos de hidrogênio e a formação do ângulo de 109,5° confirmam.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Geometria molecular"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/geometria-molecular.htm>. Acesso em 13 de dezembro de 2017.

Questão 1

Escreva as fórmulas eletrônicas de Lewis, a quantidade de nuvens eletrônicas ao redor do átomo central, quantos átomos estão ligados ao átomo central e, por fim, a geometria molecular dos seguintes compostos:

a)      HBr

b)      H2S

c)      H2

d)      O2

e)      CO

f)       BeCl2

g)      SO2

h)      BF3

i)       H2O

j)       NH3

k)      CH4

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA