Topo
pesquisar

Gases

Química

PUBLICIDADE

Gases são compostos moleculares que possuem características como a grande compressibilidade e a capacidade de se expandirem, estes compostos não possuem volume fixo, são miscíveis entre si e em qualquer proporção.

Os gases são substâncias cujas moléculas perdem totalmente a atração entre si e se dispersam muito umas das outras, além disso, estas moléculas estão sempre em movimento desordenado. Este movimento faz com que algumas partículas se choquem quando estão confinadas em algum recipiente, e este choque gera o que chamamos de pressão que o gás exerce sobre determinadas superfícies.

A pressão consiste na força por unidade de área. Um aquecimento faz com que as moléculas se movimentem com uma maior velocidade, o que faz com que aumente sua energia cinética média (E cin). Essa energia presente nas moléculas de um gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta, como na fórmula:

E cin = KT

O gás que obedece a este princípio é chamado de gás ideal (gás perfeito), mas como isso não ocorre na maioria das vezes, surgem então os Gases reais. O que faz com que os gases reais não se tornem perfeitos é a interação entre suas moléculas.

Um gás, seja ele qual for, pode sofrer três tipos de variação: de volume, temperatura e de pressão. Estas são as variáveis de estado, vejamos a definição para cada uma:

Pressão: a pressão de um gás pode ser definida como a força que o mesmo exerce na direção perpendicular sobre a área de uma dada superfície.

Volume: é impossível determinar o volume exato de um gás, pois sempre ocupam o volume total do recipiente em que estão confinados;

Temperatura: se relaciona com o grau de agitação das partículas, quanto maior a agitação maior será a temperatura do sistema.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Transformações gasosas

Físico-Química - Química - Brasil Escola


 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Gases"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/gases.htm>. Acesso em 29 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA