Topo
pesquisar

Fusão fracionada e solidificação fracionada

Química

A fusão fracionada e a solidificação fracionada são dois processos de separação de misturas que utilizam o conhecimento dos pontos de fusão e solidificação das substâncias.
A parafina das velas é obtida por solidificação fracionada.
A parafina das velas é obtida por solidificação fracionada.
PUBLICIDADE

Fusão fracionada

A fusão fracionada é usada para separar sólidos cujos pontos de fusão são muito diferentes. Como podemos separar uma mistura de sólidos, como ferro, chumbo e estanho?

Se possuirmos dois sólidos com pontos de fusão diferentes e soubermos qual é o ponto de fusão de cada uma das substâncias, fica relativamente fácil de separá-las: podemos aquecê-los e fazer com que uma delas escoe. O estanho funde-se a 231 ºC; o chumbo, a 327 ºC; o ferro, a 1536 ºC. Podemos derreter (fundir) primeiro o estanho, depois o chumbo e, por último, o ferro. Cada elemento, ao derreter-se, é separado dos demais.

Esse processo também é utilizado para separar enxofre e areia no processo de obtenção de enxofre de depósitos subterrâneos. Esse processo é denominado de Frasch.

Existem misturas que não podem ser separadas pela fusão fracionada, por causa da maneira que se comportam durante o processo de fusão ou ebulição. Vejamos o porquê:

Mistura eutética: é o tipo de mistura que se comporta como uma substância pura durante a fusão, sendo assim, não pode ser separada por fusão fracionada, pois tem o ponto de fusão constante. A separação dos componentes de misturas eutéticas é feita por destilação. Exemplo: mistura de estanho e bismuto.

Mistura azeotrópica: ela se comporta como uma substância pura durante a ebulição, para separar seus componentes é utilizada a fusão fracionada, como acabamos de ver.

Solidificação Fracionada

Consiste na separação por aquecimento da mistura até a fusão do componente de menor ponto de fusão (P.F.).

Você percebeu como é importante conhecer as propriedades físicas de uma substância? Os pontos de ebulição e de fusão são importantes para separar compostos. O ponto de solidificação também é útil para separar os componentes de uma mistura.

A solidificação fracionada pode, por exemplo, ser usada para separar a parafina dos outros resíduos do petróleo. Nesse caso, a mistura é resfriada até o ponto de solidificação da parafina. Assim, endurecida, a parafina é retirada da mistura.

Por Líria Alves
Graduada em Química

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA