Topo
pesquisar

Fritz Haber: síntese da amônia

Química

Fritz Haber (1868 – 1934)
Fritz Haber (1868 – 1934)
PUBLICIDADE

Você sabia que a amônia está entre as cinco substâncias mais produzidas no mundo? E a descoberta de sua síntese foi digna de prêmio Nobel? Ela é tão importante que dela depende nosso próprio sustento, a nossa alimentação não seria a mesma se não existisse o processo de sintetização da amônia.

Sir Willian Ramsey (1852-1916) em 1898 fez uma previsão que aterrorizou a humanidade: a produção de alimentos cairia desastrosamente em razão da falta de fertilizantes nitrogenados, tudo porque até então só existiam na forma natural e já se encontravam escassos.

Mas foi aí que o trabalho de um cientista fez toda a diferença, o químico Fritz Haber (1868 – 1934) com a ajuda do engenheiro William Carl Bosch (1874 – 1940), criou um processo de síntese da amônia, ou seja, ela poderia ser produzida de forma artificial. Veja a equação que representa o processo:

N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g) ∆ H = -92,22 Kj

A amônia pode ser usada diretamente como fertilizante ou ainda constituir matéria prima principal para a produção de fertilizantes nitrogenados. Outra utilização da amônia é para a produção de explosivos, esta aplicação também foi descoberta por Haber. O cientista notou que quando a amônia é oxidada produz ácido nítrico, componente essencial para a obtenção de pólvora.

Estas descobertas renderam a Fritz Haber um prêmio Nobel de Química no ano de 1918. Haber teve uma contribuição valiosa para a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, através de seus estudos sobre a aplicação da amônia para produzir a pólvora foi possível reduzir os custos na obtenção de explosivos usados em grande escala nas batalhas.

Por ironia do destino, apesar das contribuições prestadas à Alemanha durante a Guerra, Fritz Haber foi perseguido pelos nazistas por ser judeu, e teve que se ausentar do país.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Fritz Haber: síntese da amônia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/fritz-haber-sintese-amonia.htm>. Acesso em 21 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA