Topo
pesquisar

Fórmulas químicas

Química

PUBLICIDADE

Fórmula química representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula. Os tipos de fórmulas são: molecular, eletrônica e estrutural plana.

a) Molecular: é a representação mais simples e aponta apenas quantos átomos de cada elemento químico que constitui a molécula.
Exemplos: H2O (água), CO2 (gás carbônico).

b) Eletrônica: essa fórmula indica os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos, e também os elementos e o número de átomos envolvidos. É conhecida também como fórmula de Lewis.
Exemplo: H• •O• •H (água).

c) Estrutural plana: indica as ligações entre os elementos, cada par de elétrons entre os átomos é representado por um traço. Conhecida também como fórmula estrutural de Couper.
Exemplos:
H – O – H                                  O = C = O
água                                        gás carbônico

Observe que o par de elétrons pode ser compartilhado formando ligações simples, duplas ou triplas. Um exemplo de ligação tripla:

N ≡ N
gás nitrogênio


Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química Geral - Química - Brasil Escola


 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Fórmulas químicas "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/formulas-quimicas.htm>. Acesso em 23 de janeiro de 2018.

Teste seus conhecimentos
Questão 1

Os átomos dos elementos relacionados a seguir estabelecem entre si ligação(ões) covalente(s) para adquirir estabilidade. Forneça para cada caso a fórmula molecular, a estrutural e a eletrônica (de Lewis) das substâncias obtidas. Dados: 1H, 7N, 16S, 17Cℓ, 35Br, 53I.

  1. Hidrogênio e bromo;

  2. Cloro e enxofre;

  1. Nitrogênio e iodo.

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA