Estereoquímica na visão de Louis Pasteur

Louis Pasteur (1822-1895)

Louis Pasteur ficou mais conhecido em razão de suas contribuições para o processo de pasteurização (usado para destruir micro-organismos patogênicos em alimentos). Mas não pense que os estudos desse nobre cientista se limitaram apenas a esta área.

A Estereoquímica (ramo da química que estuda as disposições espaciais de moléculas) deu seus primerios passos graças a Pasteur. A base de seus estudos foram os sais do ácido tartárico formado em tonéis de vinho. O formato dos cristais salinos chamou a atenção de Pasteur, que passou a pesquisá-los sob a ação de luz polarizada. A pesquisa da constituição molecular dos cristais foi o “pontapé inicial” para o desenvolvimento da ciência Estereoquímica, em 1848.
Conheça o procedimento de Pasteur:

O primeiro passo foi o preparo de uma solução aquosa de ácido tartárico. Em seguida, a solução foi levada para análise em um polarímetro (instrumento destinado à medição do ângulo de rotação do plano de polarização de uma substância opticamente ativa). Pasteur chegou à conclusão de que a luz incidente era desviada para direita, ou seja, os componentes da mistura eram opticamente ativos e dextrógiros.

O experimento de Pasteur permitiu associar a cristalografia, a química e a óptica. A união dessas ciências explica a relação entre a forma exterior de um cristal, sua constituição molecular e sua ação sob a luz polarizada.

Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

SOUZA, Líria Alves de. "Estereoquímica na visão de Louis Pasteur"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/estereoquimica-na-visao-louis-pasteur.htm. Acesso em 28 de março de 2024.