Topo
pesquisar

Energia solar: energia limpa

Química

PUBLICIDADE

Energia solar é obtida através da captação de energia luminosa e térmica provenientes do Sol. Painéis solares instalados nos tetos das residências se encarregam de capturar a fonte solar, daí o nome “teto solar”.

A energia solar consiste em uma fonte de energia limpa e renovável, pois não se finda (o sol existe todos os dias). Dentre os aspectos positivos desta energia podemos destacar: economia, forma segura de gerar energia, não é poluente, não influi no efeito estufa, ou seja, não agrava estes problemas de ordem mundial. Tudo por que durante o processo de obtenção da Energia solar não é preciso turbinas ou geradores (que consomem mais energia e apresenta perigos a quem estiver operando).

Só existe uma desvantagem desta energia, seu alto custo de obtenção, que faz dela uma fonte escassa para os países mais pobres como o Brasil. Os países que mais utilizam energia solar são Japão, Alemanha e Estados Unidos.

Através da conscientização, esta fonte de energia limpa pode se tornar mais utilizável, nossos bolsos agradeceriam assim como o meio ambiente.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Energia solar: energia limpa"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/energia-solar-energia-limpa.htm>. Acesso em 28 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA