Topo
pesquisar

Energia Química do corpo

Química

PUBLICIDADE

Qual energia é responsável pela manutenção da vida? A energia química é aquela proveniente da quebra de ligações entre átomos, e essa energia é que nos mantêm vivos.

Para um melhor entendimento comecemos por definir o que são reações químicas. As reações responsáveis pela quebra ou formação de ligações entre átomos se fazem presentes dentro de nosso corpo, estão nas células e a partir delas é que a estrutura corporal é construída.

Algumas funções corporais como: processo de cicatrização, formação dos dentes, crescimento de cabelos e unhas, todos são provindos das reações de absorção de energia. Por outro lado, o aquecimento corporal que nos permite a proteção contra o frio, é conseqüência das reações químicas que liberam energia. É justamente por esta energia que se torna possível a vivência em lugares gélidos, como nos pólos norte e sul.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Energia Química do corpo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/energia-quimica-corpo.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA