Topo
pesquisar

Elemento Iodo

Química

PUBLICIDADE

O iodo é um elemento químico cujo símbolo é I, possui número atômico 53 (53 prótons e 53 elétrons) e massa atômica 126,9 u. Classifica-se como ametal do grupo dos halogênios (família 7A) na classificação periódica dos elementos, sendo o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os elementos do seu grupo.

O Iodo foi descoberto no ano de 1811, na França, pelo químico Bernard Courtois. O cientista realizava estudos com algas marinhas e notou a presença do novo elemento.

Propriedades físicas do Iodo:

O iodo à temperatura ambiente é um sólido negro e lustroso, que possui leve brilho metálico, se sofrer evaporação se transforma em um gás de coloração violeta e odor irritante.

Propriedades químicas:

É pouco solúvel em água, porém dissolve-se facilmente em clorofórmio (CHCl3), em dissulfeto de carbono (CS2), ou em tetracloreto de carbono (CCl4), produzindo soluções de coloração violeta.

Aplicações de Iodo:

- Na forma de iodeto de potássio (KI) é usado em fotografias.

- Iodo constitui um oligoelemento muito usado na medicina: iodetos como a tiroxina, que contém iodo, são utilizados em medicina interna.

- Uma importante utilização do iodeto de potássio, é quando este é misturado ao sal comum (Cloreto de Sódio – NaCl). O sal de cozinha iodado previne o surgimento do bócio endêmico, doença causada pelo déficit de iodo na dieta alimentar.

- O iodo é empregado em lâmpadas de filamento de tungstênio para aumentar a sua vida útil.

- Em medicina nuclear, o Iodo é usado na forma de isótopos radioativos (Iodo-123 e Iodo-131) para estudos da Glândula Tiroide. O Iodo-131 é usado ainda na terapia de doenças da Tiroide.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Basil Escola

Elementos Químicos - Tabela Periódica - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Elemento Iodo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/elemento-iodo.htm>. Acesso em 27 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA